Você está em: Pré-Jornadas – 6 e 7 de novembro – Porto Alegre/RS

Cursos

CURSO 2

A Borracha: Um Material com Propriedades Especiais Amplie os seus conhecimentos sobre a mesma

Duração do Curso: 16 horas com demonstrações práticas

Horário: 08h30 as 17h - dia 06 e 07 de novembro

Este Curso visa dar uma abrangência no que se refere a borracha propriamente dita, desde a sua composição química, síntese, propriedades que distinguem as borrachas dos plásticos e das fibras, técnicas adequadas para a caracterização da matéria prima e dos compostos, propriedades térmicas, dinâmico-mecânicas, tempo de vida útil, mecanismos e processos de degradação. O objetivo é revisar, aprofundar e interligar conhecimentos teóricos e práticos.

Local

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros (Ex CETEPO), em São Leopoldo. Além de participar do Curso você terá a oportunidade de conhecer um dos mais importantes Centros para Polímeros da América Latina para realizar análises e desenvolver projetos.

Ministrantes

05 diferentes especialistas em Polímeros e em Tecnologia da Borracha. Professores-pesquisadores de Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisadores de um dos Institutos mais respeitados, mundialmente, o Instituto Alemão da Tecnologia da Borracha (Deutsches Institut Für Kautschuktechnologie de Hannover, Alemanha.

Conteúdo Programa completo do Curso

1ª.Parte: 04 horas

Borracha como Material: Conceito e Propriedades Químicas e Físicas

Ministrante: Ministrante: Profa.Dra. Marly Maldaner Jacobi.
Professora Titular do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, (Porto Alegre) obteve o seu doutorado no Instituto de Macromoléculas da Universidade de Freiburg, em 1989, atuando como pesquisadora e orientadora de mestrados e doutorados na área de polímeros e em especial na área de borrachas e elastômeros, há mais de 25 anos, envolvendo a sínteseaniônica de polidienos, a modificação química de borrachas com ênfase em epoxidação, no estudo e avaliação da interação carga-matriz, incluindo nanocargas e na obtenção e caracterização de borrachas termoplásticas.

Conteúdos:

Diferença entre borrachas, plásticos e fibras em relação à composição química, esterioquímica, e sua consequência frente às propriedades da borrachacomo material ( elasticidade e viscoelasticidade).
Fatores que influenciam a elasticidade da borracha.
Densidade de reticulação: determinação e suas consequências sobre a elasticidade e propriedades mecânicas.
Elastômeros Termoplásticos: TPO e TPVs

Fatores que influenciam a elasticidade da borracha.

Densidade de reticulação: determinação e suas consequências sobre a elasticidade e propriedades mecânicas.

Elastômeros Termoplásticos: TPO e TPVs

2ª. Parte: 04 horas

Técnicas e métodos para caracterizar uma borracha e composto

Ministrantes: Prof. Dr. César Liberato Petzhold
Professor titular do Instituto de Química da Universidade Federal do rio Grande do Sul, (Porto Alegre), obteve o seu título de doutor no Instituto de Quimica da Universidade de Mainz, em1994, ampla experiência na área de Química Orgânica, com ênfase em Polímeros , orienta dissertações de mestrado e doutorado envolvendo a síntese de materiais a partir de fontes renováveis, incluindo espumas a partir de matéria prima de fontes renováveis, a síntese de polímeros funcionalizados para diferentes aplicações, possui ampla experiência na caracterização de polímeros quanto ao peso molecular, propriedades térmicas ( DSC e TGA), estrutura química e composição envolvendo técnicas como Infra-Vermelho, RMN e Ultravioleta.

Conteúdos:

Caracterização deuma borracha e/ou composto.
Do ponto de vista da composição: Infra-vermelho
Do ponto de vista das propriedades térmicas: DSC e TGA,
Do ponto de vista de Peso molecular, PM edistribuição de PM: GPC

Participação especial: Dr. Winfried Kuhn - Managing Director of the IIC Dr. Kuhn GmbH&Co KG
Especialista em RMN de sólidos, desde o desenvolvimento de equipamento específico para a análise de borrachas vulcanizadas e não vulcanizadas até a interpretação dos resultados e sua correlação com a densidade de reticulação.

Abordará: Determinação da Densidade de Reticulação a partir da Ressonância Magnética Nuclear

3ª Parte: 04 horas

Propriedades Dinâmico-mecânicas (com tradução simultânea)

Ministrante: Dr. Jens Meyer, Coordenador do Departamento de Físico-Química de Elastômeros do Deutsche Institut Für Kautschuktechnologie, DIK (Instituto Alemão da Tecnologia da Borracha), Hannover. Atua no estudo darelação que existe entre as propriedades mecânicas e a microestrutura de misturas e vulcanizados de borracha, com ênfase nos mecanismos de fratura, fadiga, vida útil, reologia de processo.

Conteúdos:

Viscoelasticidade linear de borrachas curadas e não-curadas
Interação de polímero-carga e propriedades mecânicas
Caracterização reológica e moldagem por injeção de borracha
Mecânica de Fratura e Vida Útil
Relaxação e Comportamento ao longo do tempo
Simulações de elementos finitos

4ª Parte: 04 horas

Envelhecimento e Vida útil (com tradução simultânea)

Ministrante: Prof. Dr. Ulrich Giese Diretor do Deutsche Institut Für Kautschuktechnologie, DIK,(Instituto Alemão da Tecnologia da Borracha), Coordenador do Departamento de Química e Analítica dos Elastômeros, do DIK, de Hannover, desde 1989 e Professor da Leibniz Universidade de Hannover (LUH) na área de Química Polimérica Aplicada.

Conteúdos:

Envelhecimento termo-oxidante da borracha natural e de borrachas sintéticas
Efeito DLO - Distribuição espacial dos processos de envelhecimento
Influência da reticulação e das cargas
Envelhecimento por ozônio;Processos foto iniciados
Efeito e reações de agentes ante oxidantes