Você está em: Pré-Jornadas – 6 e 7 de novembro – Porto Alegre/RS

Cursos

Esta Pre-Jornada será realizada a partir de um número mínimo de participantes.


Confirme o seu interesse até 20/09/2017 através do e-mail prejornada3@jornadas2017.com.br e aguarde a confirmação por e-mail para efetuar a inscrição e pagamento segundo a tabela de valores na página de inscrições

CURSO 3

CURSO III- INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE FORMULAÇÕES DE COMPOSTOS ELASTOMÉRICOS

Com Experimentos práticos

Duração do Curso: 16 horas

Horário: 08h30 as 17h - dia 06 e 07 de novembro

Local

Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros (Ex CETEPO), em São Leopoldo. Além de participar do Curso você terá a oportunidade de conhecer um dos mais importantes Centros para Polímeros da América Latina para realizar análises e desenvolver projetos.

Ministrante Msc. Karin J. Stein Brito, especialista em elastômeros do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Polímeros (ex CETEPO), com experiência em produção, pesquisa e desenvolvimento de compostos de borracha. Ampla experiência profissionalde mais de 25 anos na área, atuando em indústrias de artefatos e reciclagem de borrachas e, atualmente, integra a equipe doInstituto do SENAI onde elabora e gerencia projetos; presta assessoria técnica/tecnológica às indústrias de transformação de elastômeros; pesquisa e desenvolve formulações e produtos elastoméricos, a base experiência nos elastômeros NR, SBR, BR, EPDM, NBR, Fluorelastômeros, Silicone, Policloropreno, Coordena o laboratório de ensaios credenciado junto ao INMETRO e RedeMetrológica RS;gerencia a equipe responsável pelo programa de ensaios de proficiência porcomparação Inter laboratorial e acreditação; Diretora Técnica e Administrativa da Empresa RPolymer – Micronização de Plásticose Borrachas Ltda;

Descrição: O Curso visa apresentar os conhecimentos básicos para a formulação de compostos com as borrachas mais usuais, segundo o programa abaixo.

1. Introdução

1.1. Princípios básicos para se estabelecer uma formulação de composto de borracha

1.2. Desenvolvimento de formulações de borracha.

1.2.1. A partir de uma especificação técnica do produto;

1.2.2. A partir de informações sobre a aplicação e condições de uso do produto podendo ou não existir uma amostra do material.

1.3. Os ingredientes de uma formulação de elastômeros e a influência nas propriedades do produto final de borracha;

1.4. Escolha adequada da borracha;

1.5. Ingredientes utilizados nas formulações: classificação, tipos e propriedades.

2. Desenvolvimento de Formulação: NR, SBR, BR, NBR e Silicone

2.1. Estrutura Química.

2.2. Tipos e seleção da borracha.

2.3. Características das borrachas.

2.4. Formulação.

2.5. Propriedades dos vulcanizados

2.6. Aplicações.